Início A Festa Nunca Termina: 2008

Pequenas Sessões #3: Bernhard Gál (Áustria), Lise e L_ar

Pra você fechar bem o ano e poder dizer que ao menos uma vez foi a um evento intelectual e vanguardista, ok?



Não faz idéia de quem é Bernhard Gál? Dá só uma olhada por onde o cara se apresentou, pra ter uma idéia:
FILE, Sao Paulo / Nordwestradio, Germany / Central Conservatory of Music, Beijing / Bilgi University, Istanbul / Resonance FM, London / Radio Nacional de España, Madrid / New York City, Princeton, Philadelphia, Richmond, Washington (DC), USA / China / Taiwan / Zurich, Switzerland / Santiago de Compostela, Spain / Magyar Muehely Galeéria, Budapest / Conservatorio di Roma, Rome


O melhor vídeo-clipe que você não verá nas listas de melhores do ano

"Caskets", de Damien Jurado, é praticamente um curta-metragem, poético, intenso e melancolicamente belo. A fotografia e a ambientação lembram Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson.

Agora se pergunte se os idiotinhas de plantão sequer comentaram sobre essa pequena obra-prima...

Cat Power - Dark End Of The Street

E nas sobras de discos, quem acaba de lançar um Ep com 6 músicicas foi Chan Marshall, mais conhecida como Cat Power. Encontramos músicas que não foram para seu último lançamento, Jukebox, onde sua voz doce embala versões para músicas de artistas que fizeram parte de sua vida.

Dark End Of The Street é composto pelas seguintes faixas:


1. Dark End Of The Street (James Carr, Aretha Franklin)
2. Fortunate Son (Creedence Clearwater Revival)
3. Ye Auld Triangle (The Pogues)
4. I’ve Been Loving You Too Long (To Stop Now) (Otis Redding)
5. Who Knows Where The Time Goes (Sandy Denny / Fairport Convention)
6. It Ain’t Fair (Aretha Franklin)


Curtiu?

Videoclipe - Little Joy

Vocês chegaram a ver o primeiro videoclipe do Litlle Joy, "Next Time Around"?

Pois se liga, porque já tem o segundo:


Unnattainable

Perfect As Cats - The Cure Tribute

Conhece o Cure? Então você vai se esbaldar com o tributo feito a banda.

Sem bandas conhecidas, algums completamente, o Perfect As Cats traz músicas das mais diversas fases do The Cure.

Eu como não conheço muito da banda de Roberto Smith, vou dizer que musicalmente o Cd é legal e tem versões bacanas. O Cd alterna-se entre pontos altos e baixos e já não começa tão bem, com as bandas Xu Xu Faing, Hercuba e Bat For Lashes fazeendo versões para "Fascination Street", "Killing an Arab" e "A Forest" se parecerem tanto, que a impressão que temos é que a primeira música nunca acaba.


O legal desse tributo é que parte da renda vai para a instituição de caridade Invisible Children.


Para baixar clique aqui e aqui.

Festival Planeta Terra 2008

Nós fomos sim! E como ninguém escreveu ainda sobre isso, resolvi me arriscar.


O Festival Planeta Terra quase ganhou nota 10 em organização. Os banheiros estavam limpíssimos e não encontrávamos fila nem para o banheiro, nem para comprar bebidas. O problema era na hora de comer. A comida não era lá essas coisas, mas pelo menos, podíamos escolher por comida japonesa. E as filas eram um pouco brochantes. Num festival onde você tinha que correr para ver todas as atrações isso não deveria acontecer. Eu e Marcelo acabamos perdendo o show da folk-girl Mallu Magalhães. Outra coisa que eu não consegui entender foi o impedimento de comprar garrafinhas de água com a tampa!!! Totalmente inexplicável. Quando íamos perguntar, a resposta era a mesma: "Medida de segurança". Juro que estou até agora pensando o que estavam fazendo com essas tampas. Chegamos cedo ao Festival e podíamos até ter conferido o "Brothers Of Brasil" com os irmãos Suplicy, mas isso era querer demais da minha pessoa. Portanto, depois de entrar e conhecer um pouco dos Galpões, eu e Marcelo fomos correndo para o Main Stage, pois começava a apresentação de um dos grupos que eu queria muito ver, o Vanguart.

Hélio Flanders e sua turma me impressionaram com a energia do show, que eu esperava ser bem tranqüilo. Depois de escutar o Cd deles, você não consegue pensar em outra coisa senão violão e um pequeno palco. Mas, não foi isso que aconteceu. Mesmo cedo, os meninos angariaram um coro dos fãs. Além das músicas do primeiro Cd, muito priveligiadas no show, eles cantaram músicas novas e algumas de outros Eps. Um dos pontos altos do show aconteceu quando Flanders cantou "Cachaça", o grande hit da banda. Ele agradeceu ao coro dizendo: "Obrigado, cachaceiros!". Mais a frente, depois de cantar "Hey Yo Silver" Flandres emendou com: "Tira essa bebida de viadinho e traz um 'uisquinho' para rapaziada". Claro, que a galera ficou empovorosa. Flanders ainda se mostrou muito feliz em tocar ali, como não podia deixar de ser, agradeceu a oportunidade e a presença de todos ali três vezes. Para fechar a apresentação, "Semáforo".


Correndo para o Indie Stage fomos conferir a apresentação do meu paulista preferido, o Curumin. Pegamos apenas a meia-hora final do show, mas deu para escutar "Kyoto", "Japan Pop Show", "Caixa Preta", "Tudo bem malandro" numa versão reggae, "Guerreiro" e "Magrela Fever" . Mesclando músicas de seus dois Cds, Achados e Perdidos e Japan Pop Show, Curumin parecia a pessoa mais feliz do mundo tocando naquela noite. Encontramos de pessoas que sabiam cantar todas as músicas e os curiosos também pareceram curtir o show.Teve até participação especial de Christopher Lover. O rapaz está em "Mal Estar Card" de Japan Pop Show. Além do impressionante carisma, Curumin também improvisou muito, como faz em seus shows, e chamou a galera para cantar “Nega”. Sim, aquele velho sucesso da lambada. Assim como o show de Curumin, os shows seguintes também sofreriam com os problemas no som.

Numa troca de horários (minha e de Marcelo), assistimos apenas três músicas do estranho experimental do Animal Collective, que também sofreu muito com o som. Deu para pelo menos ver "Peacebone", uma das músicas que está no último Cd lançado pelo quarteto, Strawberry Jam. Essa era uma escolha para quem tem estômago, já que o som dos meninos é bem diferente.

Indo para o Main Stage o show que nos esperava era do lendário Jesus and Mary Chain. Uma das coisas chatas foi esperar a banda vendo a exibição ao vivo do Planeta Terra, que nos intervalos fazia entrevistas e mostrava algumas "interações". Por falar nisso, o telão foi uma das coisas que não funcionou muito bem no festival. Pois muitas vezes os nomes das músicas tocadas apareciam erradas, antecipando o que a banda em questão ainda iria tocar. Ao contrário do que aconteceu comigo, para muita gente o Planeta Terra resumia-se a ver na ativa o grupo escocês que fez muito sucesso nos anos 80. Eu assisti apenas três músicas e me desloquei mais uma vez para o Indie Stage, onde um dos melhores shows do festival estava para acontecer.
Os ingleses do Foals no começo não me animaram muito, mas no decorrer da apresentação mostraram uma força e presença de palco enorme. A platéia foi ao delírio com o vocalista indo para o meio da galera e cantando no "gargarejo". Eu não aguentava mais ficar em pé e acabei saindo de perto para assistir o show pelo telão, mas acabei não prestando tanta atenção.

Perdemos Spoon e fomos para parte do The Offspring. Embora as críticas lidas estavam corretas, o Offspring não tinha como não levantar a galera. Eles cantaram muitas músicas conhecidas e o coro só aumentava. Sim, eles estão velhos, eles não tem a mesma energia dos anos 90, mas o show foi muito bom. Claro que não dava mais para sair do palco principal, já que os shows que viriam em seguida seria Bloc Party e Kaiser Chiefs.

Kele e sua turma subiram ao palco um pouco acanhados. Eu e muitas pessoas estávamos esperando um show bem mais enérgico, pelo poder que as músicas da banda têm. Kele estava de boné e bermuda num estilo mais despojado. O mais empolgado no palco era o baterista Matt Tong, que depois de algumas músicas já estava até sem camisa. As músicas percorreram os três Cds do Bloc, mas claro que "Banquet", "Silent Alarm", "Like Eating Glass" e "Helicopter" levantaram muito mais a galera. O ponto alto do show aconteceu quando Kele se desculpou pelo o que aconteceu na MTV e afirmou que aquilo havia sido um acidente, mas não explicou nada. No palco, Kele mostrou mesmo que "quem sabe faz ao vivo" e remixou "Mercury" ali mesmo. A banda ainda parou de tocar em alguns minutos, o que deixou os fãs desolados, achando que o show seria de apenas 30 minutos. Mas os meninos voltaram ao palco e terminaram a apresentação, que para muitos foi curtíssima.

A espera para o show do Kaiser Chiefs seria recompensada. Mostrando uma energia fora do comum, Ricky Wilson mostrou até o "cofre" quando correu para cantar no gargarejo e sua cueca vermelha. Os fãs, claro, já estavam indo ao delírio e Ricky não parou por aí. Pulou, jogou microfone, dançou e voltou várias vezes para perto dos fãs. As músicas abrangeram todos os Cds, mas espertamente o Kaiser Cheifs deu enfâse em seu primeiro Cd, Employment. Além dessa energia toda, Ricky aprendeu algumas frases em português e fez graça ao falá-las. O rapaz enfatizou várias vezes que o Nick Peanut Baines era um herói por estar tocando naquela noite. Dias antes, ele havia passado por uma cirurgia de apendicite. "Ele é um herói!", Ricky exclamava.
Os meninos ainda ganharam cartazinho com pedido para a música "Na na na na naa" e não deixaram de tocá-la. Ao final da apresentação, ficou aquele gostinho de "quero mais" e a galera gritava animadamente para que os ingleses voltassem ao palco. O que não aconteceu, já que o estoque de hits já havia acabado. Numa noite como essa, eu só estava querendo um banho e minha cama, mas ainda tinha 15 horas de viagem pela frente para voltar à Brasília. Claro que valeu a pena, só que quero voltar de avião para Sampa.

As fotos são minhas, Marcelo Santiago e do site do Planeta Terra.

Modelo, mãe, e Guitar Hero

Já viu Heidi Klum, a modelo mais sexy do mundo (ganhou de Gisele), imitando Tom Cruise em Negócio Arriscado, de lingerie e tudo? É a campanha do Guitar Hero World Tour, que tem, entre as opções indies, três músicas do Tool, Modest Mouse, At the drive-in, Black Rebel Motorcycle Club, Interpol e Dinosaur Jr.

Histórico de presidentes americanos


(porque eu não podia deixar passar esse momento, não é? todo mundo tem que fazer ao menos um postzinho sobre as eleições americanas...)

Dúvida Cruel

Vai para o Planeta Terra? Então um videozinho para aumentar a sua dúvida de que bandas assitir!

FF >> The Junkie Dogs, Visitantes e 4 n´A Obra

Para quem estiver em BH no próximo sábado, 8 de novembro, a dica é conferir a segunda edição da FF >> festa à Fórceps, que o coletivo Fórceps (do qual faço parte) promove no bar A Obra. Serão 3 DJs (B-Flogin, Cacau e Amplis) tocando rock alternativo e clássicos do barulho e shows das bandas Visitantes (SP), The Junkie Dogs (BH) e 4 (Sabará).

A festa começa às 21h e a entrada é R$ 12.

Preparação pro Planeta Terra 2008: Animal Collective

Animal Collective é a banda mais alternativa e expermental do Planeta Terra 2008 e apesar de não ter muitos fãs no Brasil é apreciada com intensidade pela maioria daqueles que conhecem seu trabalho. Um som caminho entre o folk e a eletrônica (ambos experimentais), com bastante psicodelia.

"Grass"


"Water curses"


"Peacebone"


"Fireworks"

Personal Fest x Planeta Terra: quase gêmeos

Neste final de semana aconteceu na Argentina o Personal Fest, gigante festival que contou com uma super programação repleta de bandas excelentes. Grande parte dessas bandas vem ao Brasil para se apresentar no Planeta Terra, no próximo sábado, 8 de novembro, mas algumas que ficaram de fora do festival brasileiro são de apertar o coração. Dê uma olhada na lista de artistas que não virão ao país e estavam logo ali, com los hermanos:

R.E.M
THE MARS VOLTA
SPIRITUALIZED
FOUR TET

Em compensação, o Planeta Terra tem algumas atrações excelentes que não entraram no line up do Personal Fest, entre elas:

FOALS
ANIMAL COLLECTIVE
THE BREEDERS
SPOON
O melhor de ter compartilhar atrações é que podemos nos preparar melhor para os shows no Brasil. Os set lists dos shows entregam o que vem por aí:

Kaiser Chiefs
Everything is Average Nowadays
Everyday I Love You Less and Less
Heat Dies Down
You Want History
Ruby
Modern Way
Never Miss a Beat
Caroline, Yes
Na Na Na Na Naa
I Predict a Riot
Half the Truth
Angry Mob
Take My Temp
Oh My God

The Jesus and Mary Chain
SNAKEDRIVER
HEAD ON
FAR GONE & OUT
BETWEEN PLANET
BLUES FROM A GUN
TEENAGE LUST
SIDEWALKING
CRACKING UP
ALL THINGS
SOME COMOM TALKING
HAPPY WHEN IT RAINS
HALFWAY TO CRAZY
KENNEDY SONG
JUST LIKE HONEY
REVERENCE



Bloc Party
Trojan Horse
Halo
Hunting For Witches
Positive Tension
Song For Clay
Banquet
Sings
Better Than Heaven
Mercury
This Modern Love
The Player
Like Eating Glass
Flux
Helicopter

Offspring
Stuff Is Messed Uper
All I Want
Come Out And Play
Staring At The Sun
Hammerhead
Gone Away
Nothing Town
Have You Ever
Bad Habit
Gotta Get Away
Hit That
Why Don’t You Get a Job?
Americana
Head Around You
Ska
Pretty Fly (For a White guy)
Kids aren`t Alright
Gonna Go Far Kid
Want You Bad
Self Esteem

Joy Division


Depois de assistir Control e Joy Division, documentário sobre a banda, resolvi garimpar o YouTube atrás de alguns registros da banda ao vivo e encontrei algumas coisas interessantes (alguma, inclusive, que aparecem no documentário citado).

Primeira aparição da banda na TV (1978), tocando "Shadowplay". Nessa época o Joy Division soava como o Stooges.


"Transmission" e "She´s lost control", na BBC, em setembro de 1979.


"Dead souls"


E aqui está uma matéria sobre a banda feita em 1988, com entrevistas com o New Order, que na época estava no topo das paradas musicais.

Cobain Unseen


Charles R. Cross, autor de "Mais Pesado Que o Céu", acaba de lançar outro livro sobre Kurt Cobain. Em "Cobain Unseen", ele reuniu entrevistas, fotos e diários inéditos do vocalista do Nirvana. As fotos são tão legais que dá vontade de ir na Amazon encomendar o livro, que até agora só foi lançado nos EUA.
Camiseta legal, gatinho fofo no colo, polaroid e unhas vermelhas: minha preferida

Quik faz do leite uma alegria

A foto preferida de Courtney (eu gostei também)

Com William Burroughs

Dirigindo; outubro de 67

Mais fotos no site da Rolling Stone americana.

Preparação pro Planeta Terra 2008: Foals (parte 2)

Na primeira parte do especial do Planeta Terra, na qual falei do Foals, me esqueci de colocar o vídeo de "Red Socks Pugie", mais uma canção do excelente álbum Antidotes a ter um vídeoclipe (nada menos que 6 músicas do CD têm vídeos!). Utilizando imagens de arquivo com cenas de destruição e animações com partes do corpo humano, o vídeo (e a música) difere do clima animado dos outros singles do Foals, lembrando apenas "Olympic Airways".


Planeta Terra - mudança de horários

Houve uma inversão de horários dos shows da Mallu Magalhães e do Vanguart. Agora fica assim:

Mallu magalhães: 19h00

Vanguart : 17h30

Isso significa que quem quiser ver Vanguart até o fim perderá o show do Curumin, e quem fizer questão de ver o show inteiro de Mallu, perde metade do Animal Collective.

Bon Jovi x Smashing Pumpkins


Billy Corgan disse, em entrevista à Rolling Stone americana, que o Smashing Pumpkins não é melhor que o Bon Jovi. Nas palavras dele: "Descobri que somos iguais a todo mundo. Não somos melhores que o Bon Jovi". Ainda no ataque de lucidez, Corgan constatou que o público dos shows só quer ouvir aqueles oito sucessos e beber cerveja.

Ultimamente prefiro beber cervejas e ouvir o Crossroad.

Line-up do Planeta Terra 2008

Segundo o Rraurl, eis a ordem de apresentação das bandas:

MAIN STAGE
01:30 - 02:45 - Kaiser Chiefs
23:45 - 01:00 - Bloc Party
22:00 - 23:15 - Offspring
20:30 - 21:30 - Jesus and Mary Chain
19:00 - 20:00 - Vanguart
17:30 - 18:30 - Mallu Magalhães

INDIE STAGE
00:00 - 01:30 - Breeders
22:30 - 23:30 - Spoon
21:00 - 22:00 - Foals
19:30 - 20:30 - Animal Collective
18:00 - 19:00 - Curumin
16:30 - 17:30 - Brothers of Brasil

DJ STAGE
01:00 - 03:00 - Felix da Housecat
23:30 - 01:00 - Calvin Harris (DJ set)
22:00 - 23:30 - Mylo (DJset)
20:30 - 22:00 - Mau Mau

Ainda não acredito que colocaram Jesus and Mary Chain e Foals ao mesmo tempo...

Festivais de cinema (grátis) em BH

o indie vai ser! o indie será!

Enquanto o dia 9 de outubro não chega, os belo-horizontinos aproveitam a Mostra do Cinema Japonês, que acontece de 2 a 9 de outubro! Mais um link porque estou com preguiça sem tempo.

Preparação pro Planeta Terra 2008: Foals

Minha banda favorita nas últimas semanas, a britânica Foals é um dos poucos casos de banda que consegue fazer música experimental e dançante ao mesmo tempo. Espécie de Fugazi da new rave, a banda possui apenas um álbum, Antidotes, lançado no primeiro semestre de 2008, e foi formada em 2005.

"Balloons"


"Olympic airways"


"Mathletics"


"Hummer"


"Cassius"

Especial de Natal

O Idlewild vai tocar todos os álbuns da carreira ao vivo, na ordem. De 17 a 21 de dezembro, em Glasgow, a banda toca um disco a cada dia. A programação é:

17 dez - Hope is important
18 dez - 100 Broken Windows
19 dez - The Remote Part
20 dez - Warning/Promises e set acústico
21 dez - Captain e Make Another World

Para os brasileiros que não pretendem ir à Inglaterra tão cedo, o jeito é assistir aos vídeos. Este aqui é o de "American English":

Novo single do Metallica, "The Day That Never Comes"

Grande bosta, como diria o Ludovic. Parece uma das baladas do Black Album tocada por uma banda cover. E mesmo com a direção de Thomas Vinterberg, que fez os ótimos Querida Wendy e Festa de Família, nem mesmo o vídeo vale muito a pena. Tem uma fotografia interessante e um final tenso e meio inesperado. E só.



Só conseguiu me deixar com vontade de voltar a ouvir o St Anger...

Notícia velha...

... mas interessante. No dia 25 o ...and you will know us by the Trail of Dead tocou com sua formação original: apenas Conrad Keely e Jason Reece. Apesar de os dois saberem tocar guitarra e bateria (e baixo por tabela), não dá muito para imaginar como eles conseguiram fazer a coisa funcionar - será que foi Trail of Dead versão White Stripes?
A banda, que andava sumida, declarou independência dos selos (Interscope, Merge) que lançavam seus discos e agora tem o próprio, chamado Ritcher Scale. É por ele que será lançado o sexto disco da banda, que está sendo gravado em Nova York, com produção de Chris Coady (TV on the Radio, Yeah Yeah Yeahs).
Enquanto o disco não sai, dá para ouvir no Myspace da banda músicas velhas mas inéditas, como "Fake Fake Brazil eyes", gravada ao vivo no Brasil, e "Trail of dub", que não entrou no disco Source, Tags & Codes.

Novo single do of Montreal

O of Montreal está disponibilizando download gratuito do novo single "Id Engager" no MySpace da banda. Mas corra, porque é por tempo limitado.



Pegando fogo

Saiu o novo clipe do Kings of Leon. A música se chama "Sex on fire" e vai estar no próximo cd, Only By The Night, que será lançado no dia 22 de setembro. Repetindo: a música se chama "Sex on fire", e não parece ser à toa (controlem-se, meninas!).
Clica aí para ver o vídeo, mas cuidado, você pode não conseguir mais parar de ouvir (e ver).

Sex On Fire

Ensaiando sobre a cegueira

Depois das críticas recebidas em Cannes, Fernando Meirelles resolveu mudar "Ensaio sobre a Cegueira". Mesmo sem ter o aval de Saramago, o diretor cortou quase todas as narrações em off, além de fazer pequenas mudanças em algumas cenas - como abrandar uma cena de estupro (nada de Irreversível, minha gente). As mudanças detalhadas e depoimentos do diretor você vê nesta matéria bacana da Folha Online. Mas se você não conhece a história do livro/filme, é bom saber que tem um pouco de spoiler. "Ensaio sobre a Cegueira" estréia no Brasil no dia 12.
Não dá para saber se o "novo" filme é melhor que o exibido em Cannes, mas depois de assistir a esse vídeo, se eu fosse Meirelles não me preocuparia com nenhuma crítica.

Ainda não?

Você ainda não ouviu a nova música do Franz Ferdinand??? E o que você ainda está esperando? Clica aqui, rapaz!

Enquanto não abre, vai escutando essa música que eu adoro!

Videoclipe - Moptop

O Moptop lançou Cd novo (ainda sem um link básico para o nosso download), mas você já pode escutar na íntegar Como se comportar no Myspace da banda.

"Aonde quer chegar" (single) vazou na internet e agora ganhou um videoclipe "arborizado".

O Círculo

Eles tocaram no Porão, eu ganhei o Cd e pá! Adorei! Por isso resolvi fazer um post sobre a banda baiana O Círculo.

Como há tempos não acontecia, eu gostei instantaneamente do Cd. Eles tocam um indie rock, com MPB e pitadas de samba que me agradou demais. A música destaque fica por conta de “A Janela”, que se não for a música de trabalho, eles estão dando muito mole.




O quinteto nasceu em 2006 e desde então vem ganhando mais espaço o meio independente. É até meio chato ver bandas legais na Bahia como O Círculo e ainda ter que aguentar a popchatarock Pitty. Quer mais um exemplo boa música de lá? Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, que estiveram na última FMI.

Outros destaques do Cd são “Depois de Ver”, “Amor de Graça”, “Machado” e “Nada Igual”. Achou muitas? O Cd, que ganha o mesmo nome da banda, contém 14 músicas. Eles tem em sua maioria a mesma linearidade, mostrando claramente as influências dos rapazes, mas se perdem em algumas. Na verdades duas parecem estar totalmente “out” da proposta do grupo. São elas “Cano na Cabeça” e “Um Bravo”. Ambas ganham de Pedro Pondé um quê de hip-hop, que não convencem.

Os meninos ainda tem a audácia de fazer uma versão para “Muito Romântico” de Roberto Carlos. E o melhor, não soa pretensioso. É uma banda para quem gosta do estilo, que vale a pena ouvir.

O Círculo é Pedro Pondé (nos vocais), Júnior Martins (baixo), Israel Jarbas (teclado), Daniel Coentro (batera), Tassiano e Beef (nas guitarras).

The Shock of Lighting

Vazou o novo clipe do Oasis, "The Shock of Lighting", música que faz parte do ainda inédito Dig Out Your Soul. Como não está no Youtube (ainda), você tem que clicar aqui para ver o clipe. Mas antes disso dê uma olhada na arte da capa, que parece ter definido também a estética do primeiro vídeo.

Festa hoje!

Nessa sexta-feira estréia o Overmundo Colabora, novo projeto do Overmundo em BH.

Overmundo Colabora e anima

A festa Overmundo Colabora vai convidar a cada edição um artista ou banda a se apresentar no evento e a disponibilizar conteúdo no site ao mesmo tempo. A idéia é apresentar a comunidade do Overmundo aos artistas e vice-versa. Quem marcar presença poderá levar totalmente na faixa uma amostra do que há de melhor no Banco de Cultura do Overmundo.

A festa rola na Obra com os mineiros mais ativos no site como DJs: P.U.T.A., Mi Simpatia, Camaco e Poeira (ex-Danelectro) e show da Pequena Morte.

Entrevista com David Lynch em BH

Caralho, saca só a entrevista que o Renato Silveira, do Cinema em Cena, fez com o David Lynch durante a passagem do diretor em BH. Orgulho do meu ex-chefe!



Detalhe: procurei pelo cara no Google e apareceu um anúncio de "meditação transcedental" na barra lateral, rs.

Stone Temple Pilots no Brasil

Dia 14 de outubro, em São Paulo. Tá no site da Ticketmaster já. Tocam no Brasil um pouco antes de irem ao México, de acordo com as datas do MySpace da banda. Os ingressos vão de R$ 80 a R$ 300 (inteira).

Ótimo para reviver os tempos de grunge e iniciar um revival pessoal 90's. Isso é, se o Scott Weiland não for preso de novo até lá.

E pra matar a saudade...


Festival Planeta Terra 2008

Como sempre o segundo semestre no Brasil é o mais agitado. Dia 08 de novembro, a promessa é o festival Planeta Terra.
A programação já está cheia de coisas indie pop rock.
Estão confirmadas bandas como Jesus & Mary Chain, Bloc Party, Kaiser Chiefs,The Racounters, Folse, Spoon e Mallu Magalhães.
A última confirmação foi da banda Animal Collective, que no ano passado lançou seu oitavo disco, Strawberry Jam (senha:radiobutt.blogspot.com) .

Os integrantes da banda tem apelidos que remetem ao nome da banda. O coletivo é formado por David Portner ou Avey Tare, Noah Lennox é Panda Bear, Brian Weitiz é Deakin e Josh Dibb, que atende pelo apelido de Geologist.

O mais legal da banda é que nem todos os integrantes participaram dos Cds lançados. E isso, claro, tem uma explicação. O que acontece é que se um membro do grupo não de “adaptar” ao som que a maioria da banda está querendo fazer, ele simplesmente se retira.
O Animal Collective faz um som difícil de enquadrar em qualquer coisa que nós conheçamos. Portanto, nós o chamamos de experimental.
O Strawberry Jam, último trabalho dos rapazes, começa com o single “Peacebone”, que eu adorei desde a primeira audição.Eacabou se transformando numa faixa pulada, por causa do clipe.

O álbum passa por faixas que acabaram me lembrando o Vampire Weekend e vai trabalhando com todo o seu experimentalismo, gritos esguelados e barulhinhos “naturais”, que compõem as nove músicas do Cd.



Pelo visto, o festival do ano deve ser mesmo o Planeta Terra.

CSS

Um dos Cds mais esperados deste ano vai sair sexta da semana que vem. Parece muita pretensão, mas o Cansei de Ser Sexy está, a cada dia que passa, fazendo mais sucesso. O Cd Donkey estará disponível para download no site Tramavirtual.

Esse é o segundo Cd da banda e será o primeiro sem a baixista Ira Trevisan, que saiu da banda em abril. De acordo com nota da banda na epóca, porque ela queria voltar a estudar. Mas...Há contróversias.

No Indie Festival

É o Indie Festival foi adiado. O negócio é que a verba mais alta que ia para o festival atrasou e conseqüentemente, o festival também.
Estavam cotados nomes como Futureheads, Do Amor, Mombojó, Macaco Bong, Broken Social Scene e por aí vai.
Os shows iriam rolar entre 28 e 30 de agosto no Rio e em Sampa. A assessoria do festival ainda não tem novas datas, mas ele poderá ser adiado para o final do ano, ou até mesmo para o começo de 2009.


Já o Tim Festival está com a bola toda. Semana passada foram anunciadas mais atrações. Além de Klaxons, The Gossip, Sonny Rollins e Stacey Kent, a programação do Tim promote Gogol Bordello, Paul Weller, The National, a pianista Carla Bley e a contrabaixista de jazz Esperanza Spalding.
O Tim Festival ainda não tem uma data certinha, mas deve acontecer no mês de outubro. Os shows serão divididos entre três capitais, São Paulo, Rio e Vitória.

Aí embaixo, Klaxons.

The Blood Brothers - Lazer Life



A banda é estranha, tem algo inexplicável que me faz gostar muito.

Kings Of Leon - Cd Chegando



Quem anunciou o novo CD, foi a banda Kings Of Leon. O quarto álbum vai se chamar Only By The Night e será lançado dia 22 de setembro deste ano, no Reuno Unido.
Para ir aquecendo, assista um videoclipe. E aqui o último Cd dos caras, Because Of This Times.

Docmentário para beatlemaníacos

Quem iria perder um documentário que trás Ringo Starr, Paul McCartney,Yoko Ono, Olivia Harinsson (viúva do beatle George Harisson) e o produtor Sir George Martin??? Só um louco, não é mesmo?
Você está duvidando da existência do mesmo? É verdade! O diretor Adrian Wills conseguiu gravar a interação do grupo aí em cima, na remixaxem da música "All Together Now" para espetáculo "Love" do Cirque Di Soleil.

"Todos juntos agora" é a tradução literal do documentário, que de acordo com o executivo da Apple não deve ser exibido nos cinemas. Mas calma, o mesmo executivo, Jonathan Clyde, garantiu que ele vai ganhar sua versão para DVD.

Enquanto você não pode assistir, que tal ver o clipezinho de "All Together Now"?

Nuda e Fusile na festa do festival OutroRock!

Neste sábado, 7 de junho, tem show da Nuda, de Recife, e Fusile, de BH, na festa do festival OutroRock! Além das duas bandas, também tocarão vários DJs da cena alternativa de Belo Horizonte, como Cris Foxcat, Thiago Pereira (Alto-Falante) e eu (!!!).
Os ingressos custam R$ 7 e a festa começa a partir das 22 hs. Mais informações no Meio Desligado e no blog do coletivo Fórceps.

The Go


Essa festa anda meio parada, né? E para animá-la eu trouxe o The Go. Embora os meninos de Detroit tenham um som bem anos 60, eles na verdade nasceram em meados de 1998.

A primeira formação da banda contava com os amigos de infância Robert Harlow, John Krautner, Marc Fellis e James McConnell (que continuam na banda) e para fechar a banda, o ainda não muito conhecido Jack White.
O primeiro Cd veio no ano seguinte, Watcha Doin' e o segundo disco da banda só viria em 2003. The Go, deu mais notoriedade a banda, levando uma das músicas até parar o seriado My name is Earl. Lenvado-os Emmy Awards.
O terceiro álbum foi lançado ano passado e foi esse que eu baixei. Howl on the Haunted Beat You Ride começa a balada "You Go Bagin' On", que deixa simplesmente incontestável a influência "betlaniana". No clipe dá até para lembrar do Mick Jager.








Quando você escuta o Cd parace que já ouviu em outras ocasiões. Isso dá aquela sensação de identidade. Não foi má idéia ter influências dos anos 60, hein? Para vocês irem curtindo, lá vai o Myspace da banda.

Novo vídeo do Interpol

"Rest My Chemistry", novo clipe do Interpol, é realmente lindo. Linhas, luzes e pontos formando imagens abstratas, lembrando até um descanso de tela artístico.
A direção é do estúdio BlipBoutique.


Turnê do Mudhoney no Brasil

O ícone grunge Mudhoney volta ao Brasil pela quarta vez para uma série de shows no segundo semestre, incluindo um show na comemoração dos 10 anos da Monstro Discos. A turnê é parte das comemorações de 20 anos de existência da banda.

As informações sobre a turnê saíram no blog do James, do Alto-Falante. Só a informação em relação ao show de Belo Horizonte, na segunda edição do festival Garimpo, é que fica por minha conta.

09/10 - Rio (Circo Voador)
10/10 - BH (festival Garimpo)
11 e 12/10 - SP (Clash)
14/10 - Florianópolis (a confirmar)
17/10 - Londrina (festival Demosul)
18/10 - Goiânia (festival Goiânia Noise)

Mallu, Mallu...

Nós, em outro tópico, falamos de um novo fenômeno musical, a senhorita Mallu Magalhães.
A mocinha anda fazendo muito sucesso, saiu do eixo Rio-São Paulo e chegou aqui em Brasília na semana passada. Acabei não indo, com muita dor no coração, pois adoraria vê-la ao vivo.
Passou por programas como Altas Horas, Programa do Jô , foi parar na Rolling Stone, além de muitos blogs por aí...

Agora, nos chega seu primeiro clipe, J1.



Outra novidade sobre Mallu é o envolvimento com o Overcoming Folk Trio, que forma com Hélio Flanders (Vanguart) e Zé Mazzei (Forgotten Boys) cantando (claro) muitos folks!

MySpace Brasil

O MySpace, assim como outras empresas que mexem com música, vem inovando. Há alguns dias eles lançaram o CD da banda Detonautas Roque Clube em primeira mão, dá para escutar o CD todo lá na página dos caras. Essa não é uma banda que eu aprecio muito, mas tive curiosidade de escutar "Vou vomitar em você". Achei tão ruim quanto às músicas antigas...
Desde o mês passado os membros do site estão recebendo um informativo sobre as novidades que estão aparecendo por lá.

Além disso, o MySpace está investindo em notícias e reportagens sobre o meio musical. Na sessão retrô, por exemplo, dá para ver vídeos antigos, como do The Fevers no Globo de Ouro.

Neste mês os lançamentos musicais são da banda paranaense Grenade, que disponibilizou algumas faixas de seu novo CD, do brasiliense Beto Só, do pianista Vitor Araújo, da sueca Milencolin e, por fim, a The Breeders, que assim como os Detonautas lançou seu quarto álbum na íntegra.

Os destaques nos vídeos ficam por contas dos novos vídeoclipes dos roqueiros do Cachorro Grande e da Vanguart. "Roda Gigante" e "Cosmonauta", respectivamente.

Cegueira, novo filme de Fernando Meirelles, tem trailer divulgado

Primeiro pôster de BlindnessA adaptação cinematográfica do livro Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, já está com seu primeiro trailer disponível na internet. O filme tem como protagonistas Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal e Danny Glover e foi rodado em Toronto, Montividéu e São Paulo. Sua estréia está marcada para setembro deste ano.

O site oficial do filme já está no ar, mas até o momento possui pouca informação. Para saber mais sobre o longa, a dica é acompanhar o blog de Blindness, no qual o diretor Fernando Meirelles escreve seu diário de produção.

Uma das coisas que mais chama atenção no trailer é a fotografia, resultando em imagens dessaturadas próximas do preto e branco. Já em relação ao clima transmitido pelas primeiras imagens divulgadas, lembra, de certa forma, o primeiro teaser de The Happening, novo trabalho de M. Night Shyamalan, e também de Filhos da Esperança (no qual Moore também atuou).


Tributo à Bjork

Depois de lançar um CD de covers em homenagem ao álbum Ok Computer, do Radiohead, e outro em homenagem a Automatic For The People, do R.E.M, o site Stereogum acaba de lançar Enjoyed: a Tribute to Bjork´ Post.

No álbum, bandas do mundo indie / rock / eletrônico / cult (todas alternativas) como Liars, Xiu Xiu e High Places mostram suas versões para as canções de Post, terceiro álbum da cantora islandesa, originalmente lançado em 1995.

O CD pode ser ouvido faixa-a-faixa e o download gratuito também está liberado no site.

R.E.M - Accelerate

Foi neste final de semana que o R.E.M lançou seu mais novo CD, Accelerate. Como o próprio nome diz, as músicas dessa vez tÊm mais ritmo, ao contrário dos últimos CDs. Essa mudança aconteceu depois que Michael Stipe (que há pouco divulgou a sua homosexualidade), Peter Buck e Mike Mills despediram seu agente, devido aos "fracassos" de Up e Around the Sun. Estes não agradam nem ao trio!

Antes do CD sair fomos brindados com dois singles: "Supernatural Superserious" e o mais recente (lançado semana passada), "Living Well Is the Best Revenge".



Não consegui achar nenhum link e o Accelerate não saiu no Brasil ainda. Para sentir o gosto, se liga na capa e nas faixas.



1. Living Well Is The Best Revenge
2. Man-Sized Wreath
3. Supernatural Superserious
4. Hollow Man
5. Houston
6. Accelerate
7. Until The Day Is Done
8. Mr. Richards
9. Sing For The Submarine
10. Horse To Water
11. I'm Gonna DJ

CSS

O Cansei de Ser Sexy agora trocou de nome, eles são apenas CSS. Bonito para gringo ver e, claro, pronunciar.

Eu tava outro dia vendo a MTV e como tudo acaba caindo na rede, lá vai umas vinhetinhas comédias!


Turn It On, nova do FRANZ FERDINAND



Aproveitando que o Franz Ferdinand deve tocar novamente no Brasil este ano, aí vai uma das músicas novas da banda, "Turn it on". Ainda não tinha ouvido. Bem legal.

Interpol na balada no Rio de Janeiro

A banda (menos o vocalista e o baterista) aproveitou a passagem pelo Rio de Janeiro para dar uma volta na noite carioca e acabaram indo para a festa Benflogin.

Várias fotos no perfil da festa no Orkut. Ao lado você vê (da esquerda para direita): o guitarrista Daniel Kesler, o tecladista da banda (sei lá o nome desse cara!) e o mané que toca guitarra no Mop Top.

Aproveitando o tema, aqui vai o set list do show da banda em São Paulo:
1 - Pioneer to the Falls
2 - Obstacle 1
3 - NARC
4 - C'Mere
5 - The Scale
6 - Say Hello To The Angels
7 - Mammoth
8 - No I In Threesome
9 - Hands Away
10 - Slow Hands
11 - Rest My Chemistry
12 - The Lighthouse
13 - Evil
14 - The Heinrich Maneuver
15 - Not Evene Jail
16 - NYC
17 - Stella Was A Diver And She Was Always Down
18 - PDA

Show do INTERPOL em São Paulo

Quer saber como foi? Vídeos e fotos abaixo.

Trechos do show e entrevista com o vocalista e guitarrista Paul Banks. A parte em que ele fala como é bom a banda não ter um único grande hit, mas sim diversas canções razoavelmente famosas faz muito sentido.



"Pioneer to the Falls" e "Obstacle One" (início do show)


"Obstacle 1" (segunda música do show)


"Slow Hands" (o som está péssimo, mas sente só a euforia do público)


"Say Hello to the Angels"


Todas as fotos são da Helena N. Tem muito mais no Flickr dela.

Adele


Acredite ou não, a moça da foto tem apenas 18 anos e está estourada nas paradas britânicas.
Adele, que lançou seu primeiro ábum, 19, este ano, é inevitavelmente comparada a Amy Winehouse e está contada até como substituta da problemática cantora. Coisa que eu discordo, já que assim como Winehouse conquistou seu espaço (sendo a grande presenteada do Grammy, por exemplo), Adele também pode chegar lá.

A comparação que a mídia vem fazendo entre as duas cantoras é da bela voz que ambas possuem e sabem usar muito bem. Podemos notá-la na música que abre o CD de Adele, "Daydreamer". Como a maioria de suas músicas, essa também dá destaque a sua voz. Outro exemplo é "Crazy For You", onde só é acompanhada por um violão.

A música de trabalho é "Chasing Paviments", que logo ganhou um vídeoclipe.



A moça faz uma mistura de pop com soul que agrada aos ouvidos e tem grandes nomes como influência musical. Entre elas estão, Marvin Gaye, Billie Holiday, The Police e a contemporânea Amy Winehouse. Antes de baixar o CD, você pode ter uma idéia escutando as músicas que ela disponibilizou no MySpace.

The Kooks - Always Where I Need To Be

The Kooks lançou um dos melhores álbuns de estréia que já ouvi e é muito, muito melhor do que 80% das porcarias que são idolatradas por jornalistas e blogueiros que adoram um hype ou, como traduziu uma certa garota cor-de-rosa, uma banda "bombada".

O primeiro single do novo álbum da banda saiu na semana passada e é ótimo, aquele tipo de música que te anima e da qual você nem se lembra pouca tempo depois. Porque The Kooks é assim, excelente e simples, meio pueril e sem grandes novidades, mas extremamente prazeroso (reflexo da nossa época). "Always Where I Need To Be", o novo single, é prova disso. Aproveite.

Tom Zé


Conheça o mais novo blog do momento. O de Tom Zé.


Por Alessandra dos Santos

Mostra Filmes Polvo tem entrada gratuita

O Cine Humberto Mauro recebe de 28 de fevereiro a 2 de março a I Mostra Filmes Polvo de Cinema e Crítica: entre a reflexão e a realização. Filmes Polvo é uma revista eletrônica de cinema e realiza a mostra, juntamente com o Café com Letras, para comemorar seu primeiro aniversário.

A I Mostra Filmes Polvo de Cinema e Crítica aborda as relações entre a crítica e a realização tanto atual quanto historicamente, com especial enfoque para os críticos que também são ou foram realizadores. Entre os vários curtas e longas-metragens exibidos estão obras de críticos/realizadores como Carlos Reichenbach, Kleber Mendonça Filho, Paulo Augusto Gomes, Tiago Mata Machado, Eduardo Valente, entre outros. Outra atração são os debates e uma mesa redonda com os editores das principais revistas eletrônicas do país.


A mostra tem entrada franca, com retirada de ingressos meia hora antes da sessão.


Programação:

28 QUI
20h CERIMÔNIA DE ABERTURA | Almas Passantes | Crítico

29 SEX
16h RETROSPECTIVA DE CURTAS | Eduardo Valente
17h Conceição – Autor Bom é Autor Morto
19h MESA REDONDA I | O panorama das revistas eletrônicas de cinema no Brasil
21h30 RETROSPECTIVA DE CURTAS | Kleber Mendonça Filho

01 SAB
14h MESA REDONDA II | A Relação entre a crítica de cinema e a realização: o ontem e o hoje – Parte 1
17h Idolatrada
19h SESSÃO DE CURTAS
21h O Quadrado de Joana

02 DOM
14h45 Crítico
16h MESA REDONDA III | A Relação entre a crítica de cinema e a realização: o ontem e o hoje – Parte 2
19h Perdidos e Malditos
20h30 SESSÃO DE ENCERRAMENTO | Filme Demência


Confira as sinopses dos filmes

Confira as informações das mesas redondas

Baixe aqui a programação completa


Serviço:
Evento: I Mostra Filmes Polvo de Cinema e Crítica: entre a reflexão e a realização
Data: 28 de fevereiro a 2 de março
Horário: Confira a programação.
Local: Cine Humberto Mauro
Entrada Franca. Retirada dos ingressos meia hora antes da sessão.
Balcão de Informações: (31) 3236-7400

ex-Chick dá o ar da graça em BH

Foi sem muito alarde que ela apareceu por aqui. Mesmo os mais entendidos da cena eletrônica só ficaram sabendo da apresentação da dj alemã Kiki Moorse dois dias antes da festa, que aconteceu na última sexta-feira (22/02), no clube Roxy. Ao lado dos djs Bittencourt(BH), Atum(SP), Fred Mafra(BH) e da dupla Daniela Caldellas e Danihell Albinati, da banda Digitaria(BH), a ex-integrante do grupo Chicks on Speed mandou bala com um set meio atual, meio retrô, arriscando dizer oitentista. Ela começou a tocar depois da dupla do Digitaria. Chegou com uma pegada forte e um som muito alto! A ponto de fazer uma galerinha se afastar pelas beiradas. Dizendo pra quê veio, mas desconfio que não tenha mantido até o final todo o gás prometido no início da discotecagem.

Kiki Moorse fez parte do trio inicial que inventou a banda Chicks on Speed em 1997. Junto com a novaiorquina Melissa Logan e a australiana Alex Murray-Leslie, então estudantes de arte da escola de Monique, na Alemanha. Elas pintaram e bordaram, literalmente, já que a maioria entendia mais de design de moda do que música. Foi o produtor alemão Tobi Neumann que parece ter dado o sopro musical nas composições das moças.

Kiki agora tá investindo na carreira solo como dj e em um projeto chamado Bad French com Andreas Reihse. O álbum deve ser lançado esse ano, mas algumas músicas já podem ser ouvidas no Myspace deles.